#ARTIGOS

Atualmente parece desafiador ficar ileso ao estresse e a ansiedade em meio a tanta correria, excesso de trabalho e informação. Porém, ao contrário do que pensam, estresse e a ansiedade não são totalmente vilões. Tanto um quanto o outro são reações normais, e necessárias, no dia a dia de qualquer pessoa. E nesse contexto ressalto a importância de entender que esses sentimentos não necessariamente são nocivos a nós.

Existe uma dose de estresse que é perfeitamente saudável. O que não pode acontecer são os extremos dos cenários apresentados abaixo;

  • Zero estresse: Que nos convida a viver na zona de conforto, de relaxamento, que não nos deixa em sinal de alerta e consequentemente não acrescenta em nada. Pois, não aumenta a nossa produtividade ou criatividade.
  • Excesso de estresse: Que pode nos levar a exaustão e contribui para o desenvolvimento de doenças como: Depressão, síndrome do pânico, entre outras que podem surgir a partir desse gatilho.

 

O estresse, inicialmente, também funciona como uma defesa do organismo frente a uma situação de tensão que pode ser externa ou interna.  Ou seja, um pouco de cada um nos prepara para enfrentar situações difíceis, a pensar rápido em busca de uma solução ou a lidar com situações de pressão. O problema é quando a ansiedade ou o estresse são frequentes e intensos. Nestes casos, ultrapassam o limite do que é considerado saudável, provocam  doenças emocionais e  prejudicam a nossa  qualidade de vida. O drama é que a maioria das pessoas não reconhecem esta linha divisória entre o que é saudável e onde se transforma em desequilíbrio físico e emocional. Sendo assim, quero te apresentar duas maneiras de lidar melhor com o estresse e a ansiedade.

Estresse e Ansiedade: O que está Sob meu controle?

A primeira ferramenta que pode nos auxiliar nesse processo em lidar com o estresse e ansiedade é a aceitação. E nesse viés não estamos falando de aceitação no sentido de conformismo ou comodidade.  Mas, no contexto de compreensão de que certas coisas vão acontecer, quer a gente queira ou não.  Sendo assim, a aceitação nada mais é do que a compreensão onde você deve ou não investir suas energias. Te convido a fazer um exercício simples e que pode contribuir positivamente no seu dia a dia.

Em uma folha, faça duas divisórias e escreva: Coisas que Estão sob o meu controle X Coisas que não Estão no meu controle.  Após finalizar sua lista, avalie por quais situações você estava se desgastando, mesmo sabendo que você não tem autonomia alguma sobre o ocorrido. De fato, vale a pena investir energia em algo que está completamente fora do seu controle?

Um dos grandes motivos que justificam a crescente de estresse desnecessário, são as expectativas. Somos acostumados a colocar expectativas altíssimas em pessoas, projetos, relacionamentos etc. Mas, mesmo sabendo que não temos nenhum controle sobre o outro, insistimos em nos sabotar.

A Relação do Estresse, Ansiedade e Expectativas!

Enquanto você não transformar a forma que enxerga/espera as coisas acontecerem, não tem como propor  melhorias para lidar com o estresse e a ansiedade. Pare de esperar que o mundo mude, para de sofrer pela mudança do mundo, entenda e se necessário decorre: Nós não temos controle sobre tudo. No entanto, temos controle absoluto sobre como vamos lidar com nossas expectativas e mudanças da vida. A medida que insistimos no apego ao controle, o peso dos acontecimentos torna – se cada vez mais intensos e difíceis.

Outra ferramenta eficaz para te auxiliar é compreensão a dualidade e valoriza -la. A dualidade nada mais é do que entender que nós somos plurais, feitos de sombra. O mundo tem dias frios e dias quentes. Quanta dor há na não compreensão dessa dualidade!

Onde tem dor, Tem Resistência

Quando você para de resistir, o processo fica mais fluído e suas chances de lidar melhor com estresse e ansiedade só aumentam. A compreensão de que você só dá valor para dias incríveis porque você já teve dias desafiadores é espetacular. O aspecto da DUALIDADE junto com a ACEITAÇÃO passa a ser decisivo para fortalecer nossas  habilidades em lidar com administração desses dois componentes inevitáveis da nossa vida o estresse e a ansiedade.

Siga firme, Gratidão pela oportunidade de compartilhar essa jornada com vocês! Vamos juntos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin